segunda-feira, 16 de junho de 2008

Dicas: O Que Levar na Bagagem

Quando se resolve fazer uma viagem mais longa de moto, alguns problemas que não enfrentaríamos se o percurso fosse realizado de carro surgem, mas também, qual seria a graça se assim não fosse?
O clima é o principal diferencial, pois irá interferir muito mais quando a viagem é em duas rodas. Logo em seguida vem o problema do espaço e, por conseguinte, da bagagem. E é disso que vamos tratar neste tópico, pois dicas do que levar em uma viagem de moto (e também do que não levar) são muito valiosas.
Roupas sintéticas são leves, práticas e fáceis de dobrar, ocupando pouco espaço. Além disso, podem ser lavadas até mesmo em pias de hotel, pois secarão por completo no decorrer da noite, diferentemente das roupas de algodão.
Plásticos estilo zip-lock são ótimos para organizar a bagagem, tornando mais fácil encontrar um objeto sem que para isso precise desarrumar todas suas roupas.
Não dobre suas roupas. Ao invés disso, enrole-as. Dessa forma elas ocuparão menos espaço.
Dê preferência para itens que possuem mais de uma função quando estiver fazendo sua mala. Por exemplo: ao invés de levar uma faca, leve um canivete.
Outra forma de economizar espaço é combinar com os demais integrantes da viagem o que cada um deve levar, evitando duplicidade de itens, como ferramentas por exemplo.
A mesma dica serve quando estiver viajando com a esposa. Afinal, não faz sentido cada um levar sua pasta de dente, shampoo, entre outros itens que podem ser usados em conjunto.
Em viagens mais longas, leve roupas mais antigas, que você já pretendia jogar fora. Dessa forma, se precisar de espaço após comprar suas lembrancinhas da viagem, poderá simplesmente deixar pelo caminho as roupas já utilizadas, sem necessidade de empacotá-las sujas e colocá-las novamente na moto.
Poucas coisas são tão fáceis de carregar consigo quanto dinheiro e cartões de crédito. Portanto, se ficar na dúvida a respeito de levar ou não determinado item, pense se vale a pena comprá-lo no caminho, caso acabe precisando dele.
Não esqueça que quanto mais leve sua bagagem melhor para você e para a moto. Lembre-se também de aumentar a pressão dos pneus em razão da carga e jamais ultrapasse o limite de peso de seu bagageiro ou da moto.
Ao carregar a moto, tente deixar as bolsas o mais balanceadas possíveis, igualando ao máximo seus pesos.
Sempre leve todo seu equipamento contra chuva e contra o frio, independentemente da época do ano ou de quão lindo esteja o dia da saída. E Boa Viagem!

Nenhum comentário: