segunda-feira, 16 de maio de 2011

3o Encuentro Harley-Club Paraguay











Segue palinha do 3o Encontro Harley Club Paraguai ou "Viagem de Harley - de São Paulo a Assunção com 883R e FLSTC"

Dia D -1 - A dengue me pegou faltando 18 dias pra encarar a estrada. Experimentei todos os sintomas previstos nos manuais, desde a "quebradeira" com cãimbras absurdas nas pernas e braços, a apatia e a "febrinha" que oscilava de 38,3 a 39,1 C. Por 5 dias só queria rede e escurinho. Quando passou a febre bastava andar um pouquinho e a respiração ficava ofegante. Se eu ainda não tivesse providenciado a documentação não poderia viajar. Para a "carta verde" fiz uma cotação com 3 seguradoras, e os orçamentos que recebi iam de x a 30x... pode? Viva a livre concorrência brasileira... kkk
Para a pilota, exigiram a autorização escrita do proprietário pois a condutora não era quem constava no CRLV, no Consulado do Paraguai foram enfáticos, mesmo com o proprietário viajando ao lado e afirmando que autorizava a filha a rodar com a moto, o documento era indispensável. Ufa! Tudo pronto, vamos rodar, gente!

Dia 3Mai - Saindo de sampa, pegamos a Castelo e um pneu de caminhão estoura ao lado, o suficiente para manter acesa a necessidade de atenção na pista. Dia claro, temperatura confortável e percorremos a Castelo sem problemas. Detalhe interessante, observando o céu se percebia nitidamente que estávamos circulando nas bordas de uma "fronteira climática" (??) pois no lado sul o céu estava absolutamente limpo, enquanto ao norte os "tufos de algodão" se espalhavam à vontade. A estrada e os postos de gasolina, para atender a 883 a cada 160km, já estava mapeada na cabeça e assim chegamos a Maringá para pernoite.


Dia 4Mai - Saímos cedo e pegamos as boas estradas paranaenses e seus famintos pedágios $%#@&, depois farei a planilha pro tira teima do custo km x pedágio. Chegamos em Foz do Iguaçu e, depois do check in no Hotel, fomos dar uma volta pela Argentina. Torça para não ficar atrás de algum carro argentino a ser fiscalizado, eles mandam tirar absolutamente tudo de dentro, e, com o sol forte dava pra ouvir barulho de omelete fritando... kkk Em Puerto Iguazu abastecemos com YPF de primeiríssima qualidade e mais barata do que os sucos que temos por aqui, em seguida assistimos a um maravilhoso pôr do sol em terra brasileira. Fomos à noite para o Paraguai e constatei que a faixa exclusiva para motos da aduana coloca você numa armadilha, além das múltiplas lombadas, o labirinto foi feito para rodar de 125cc, depois de xingar bastante, na privacidade do meu capacete descobri que as coisas pioram no lado paraguaio, lá o problema é que usam vigas de concreto para delimitar a passagem e a Heritage ressentia a falta de lubrificante para facilitar a passagem de footboard e saddlebags entre a parede e as vigas. Quem bolou isso não conhece as medidas enxutas de manequim de uma Harley... kkk

Dia 5mai - Acordamos cedo, conhecemos no café um grupo de paranaenses que também ia para o Encontro e deixamos o Hotel. A caminho da fronteira, deparamos com um congestionamento daqueles típicos de saída de feriadão em São Paulo e com motoristas que teimavam em testar a habilidade dos motociclistas. Abrimos espaço no corredor e deixamos pra trás o território brasileiro. A grande preocupação antes da viagem era com a existência de postos de gasolina na Ruta 7, mas eles existem e pudemos procurar os de bandeira Esso e Petrobras conforme fomos recomendados. A estrada é boa em sua maior parte, alguns trechos sem acostamento como encontramos por aqui, existem pedágios que, felizmente, não ficamos sabendo dos custos porque as motocicletas ainda não pagam. O chaco paraguaio tem bons retões que encorajam uma velocidade maior que os 80km/h. Ah! É recomendável uma certa cautela na estrada pois é "normal" que um "motorista", repentinamente, faça uma conversão à esquerda para sair da pista ou que uma jardineira pare na pista para pegar passageiros enquanto um carro, da pista contrária pare ao lado para os motoristas baterem um papinho... A chegada em Assunção foi tumultuada, pegamos congestionamentos, mas encontramos motoristas gentis em orientar o caminho aos visitantes. A recepção foi calorosa e percebemos que, aparentemente todo mundo se conhecia. Aproveitamos para procurar a loja HD Assunção indicada no site da HDUSA, mas ela não existe, em seguida descobrimos onde funcionará; encontramos cerca de 10 motos e outro tanto de motorclothes. Uma voltinha no Shopping à noite, jantar e cama macia.

Dia 6mai - Saída para um tour por Asunción, escolta policial nota 10 e foto no Palácio Presidencial López onde representantes de 5 nacionalidades sulamericanas foram recebidos por LUGO que não se conteve e veio apreciar as HD de perto. Ele é um aficcionado e os jornais aproveitaram para falar das excentricidades do Presidente rodando de moto, flagrado na contramão pela polícia. O "asado" tradicional do "almuerzo" estava
demais e o pessoal se entregou à tarefa de mastigar como só a turma HD sabe fazer. Teve show e apresentação de músicas e danças típicas, à noite os mais dispostos partiram para encarar a missão de esvaziar o velho JD, enquanto outros continuaram tentando acabar com os estoques da loira Pielsen kkk

Dia 7mai - Saída em grupo para o Cerro Lambaré, ponto alto da cidade, fotos e no Yacht Golf Club mais asado no almuerzo... kkk Também tinha massagem, piscina e outras amenidades às margens do Rio Paraguay. Mais velho JD e loira Pielsen, presenças onipresentes e para a turma de bateria fraca era oferecido Blackdog... "Cena de despedida" à noite e homenagem às 3 ladies que encararam os desafios da viagem desde Chile, Paraná e São Paulo até Assunção. Talvez eu tenha me empolgado um pouco porque a parceira disse que naquela noite eu preenchi fichas de inscrição para o Primer Encuentro Internacional Harley em Santiago/Chile de 13 a 16OUT2011 e para o 1er Encuentro Internacional Harley Santa Cruz/Bolivia de 20 a 22out2011, e agora? Que fazer? kkk


Dia 8mai - Depois do desayuno pegamos a estrada. Com umas boas esticadas chegamos em CDE a tempo de uma paradinha pra uma comprinha básica, bastou encostar para pedir informação sobre estacionamento e fui cercado, nas palavras da parceira parecia um bando de formigas a ponto de devorar um petisco... kkk Consegui convencer a pequena turba que não estava interessado em som para carro, tv de tela plana, utilidades domésticas e otras cositas más... kkk estacionamos, entramos no estabelecimento e conseguimos ser os últimos clientes do domingão; com direito a brinde do Dia das Mães! Como o dia estava rendendo bem, decidimos seguir até onde fosse confortável e assim fomos parar para pernoite em Maringá. Mais tarde, no hotel, chegou parte do pessoal que saiu de Assunção um pouco mais cedo, eles fizeram um percurso mais demorado porque o GPS os enviou para uma excursão de uns 100km.


Dia 9mai - pagamos mais alguns pedágios $%#@& paranaenses e retornamos para sampa. Viagem tranquila e céu de brigadeiro.


Alguns "causos": parte do pessoal que entrou por Salto de Guaira disse que foram parados em todas as 7 bases policiais da Ruta e que precisaram "colaborar para gasolina para as viaturas" da correta municipalidad, isto foi também noticiado no jornal local. Na volta, por uma simples(??) queimada de faixa dupla e entrada na contramão de direção em frente à cabine da polícia caminera, bastou para um motociclista ser multado, com direito a registro de foto e recibo de pagamento. Para não ficar esperando à tôa, o grupo todo passou pelo bafômetro, que é mais rigoroso que as normas daqui. Como Harley tem de deixar sua marca, eu soube que 3 apresentaram panes elétricas, facilmente corrigidas, destaque para a coincidência (??) de que todas estavam customizadas com screamin eagle... Anotação mental, me inclua fora disso! kkk

No nosso passeio não cabe registro de aspectos negativos, por onde rodamos encontramos pessoas gentis e bem humoradas, conhecemos no Encontro hermanos de várias nacionalidades; nossa passagem pelos postos policiais foi tranquila, recebemos acenos amistosos e não fomos abordados em nenhum momento.

Foram 7 dias de festa para os sentidos e "good vibrations" com os V2.

Saludos y Abrazos.

Plabo

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Por gentileza podes informar qual é o endereço desta famigerada loja da Harley em Asuncyon porque rodamos a internet e não a achamos.
Meu email é jtkalegari@terra.com.br

Pla disse...

Saudações Amigos

Quando estivemos em Assuncion para participar do Encuentro, a loja estava atendendo provisoriamente conforme registra a palhinha do blog.

Como as inscrições para o 5º Encuentro Internacional Harley Paraguay, de mayo/2013, estarão abrindo em breve, sugiro contato com http://www.harleyclubparaguay.com.py/index.php e a diretoria poderá transmitir informações atualizadas.

Braço