domingo, 29 de agosto de 2010

CET Inicia Fiscalização de Motos na Marginal Tietê

A CET começa a fiscalizar nesta segunda-feira (16/8) a proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê. A medida faz parte de uma série de ações que têm como objetivo reduzir o número de acidentes e de mortes no mais importante corredor de tráfego.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) começam a fiscalizar, a partir de segunda-feira (16/8), a proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê. A medida faz parte de uma série de ações que têm como objetivo reduzir o número de acidentes e de mortes no mais importante corredor de tráfego da Cidade de São Paulo e começou a vigorar em caráter educativo no último dia 2 de agosto.

Por ser a principal via da cidade, com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, e a que concentra o maior volume de veículos, com 1,2 milhão de viagens por dia, a Marginal Tietê também é a via que registra o maior número de acidentes e de mortes no trânsito. Por esta via circulam, diariamente, 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos.

Contagem realizada pela CET aponta que, durante os 15 dias em que os motociclistas tiveram para se adaptar às mudanças, o fluxo de motocicletas que circulam pela pista expressa da Marginal Tietê caiu 88%. Esse número indica que os motociclistas estão cada vez mais conscientes do seu comportamento no trânsito e de que as medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura de São Paulo para conciliar o tráfego das motocicletas com os demais veículos visam a segurança de todos.

Fiscalização

Divididos em três turnos, 42 agentes de trânsito da CET e 23 policiais militares do CPTran estarão posicionados diariamente em pontos estratégicos e nos principais acessos das pistas central para a expressa da Marginal Tietê para fiscalizar os motociclistas que desrespeitarem a nova regulamentação. Transitar em local e horário não permitidos pela regulamentação é uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,12.

Para informar aos usuários da via sobre a proibição, a CET vai colocar faixas de orientação nas pontes que transpõem a Marginal Tietê, além das placas de regulamentação que já estão instaladas na via.

Acidentes

Ao analisar o perfil dos acidentes na Marginal Tietê, percebe-se que as motocicletas, apesar de serem apenas 13% do total de veículos que circulam nessa via, estão envolvidas em mais da metade dos acidentes fatais. Das 50 mortes causadas por acidentes na Marginal Tietê em 2009, 26 eram de motociclistas. Naquele ano, foram 31 acidentes com motos , dos quais 15 ocorreram na pista expressa. Já em 2008, foram registradas 58 mortes em acidentes, dos quais 29 eram motociclistas. De 27 acidentes com motos, 9 ocorreram na pista expressa.

Em 2009, o balanço de mortes no trânsito envolvendo motociclistas confirmou uma tendência inédita. O número de motociclistas que perderam a vida no trânsito caiu 10% em relação ao ano anterior, o que representou 50 mortes a menos.

As observações feitas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicaram que grande parte desses acidentes ocorre quando os motociclistas estão trocando de faixa.

Motofaixas

Tendo em vista que um dos grandes desafios do trânsito de São Paulo é conciliar o tráfego das motocicletas com os demais veículos, a Prefeitura de São Paulo vem implantando uma série de medidas para aumentar a segurança no trânsito. Em junho, foi iniciada a operação de mais um corredor exclusivo para motos na cidade: a motofaixa do corredor Vergueiro/Liberdade. Com o objetivo de garantir a segurança dos motociclistas, a motofaixa da Vergueiro serve de alternativa ao grande fluxo de motos da Avenida 23 de Maio e proporciona mais segurança para o tráfego da cidade em geral ao atender a demanda de motociclistas provenientes da Vila Mariana e da Liberdade, por exemplo.

Pesquisas realizadas pela CET mostram que a motofaixa Vergueiro/Liberdade está sendo utilizada por 91% dos motociclistas que trafegam pelo corredor. Após a implantação da motofaixa houve um aumento de 28% no número de motos circulando nos dois sentidos do corredor, no trecho próximo à Avenida Liberdade. Na soma dos períodos de pico da manhã e tarde, o volume de motos neste local passou de 1.444 para 1.852 após a criação da motofaixa. Na Rua Vergueiro, próximo à Estação Ana Rosa, o aumento foi de 11% no número de motos em circulação, que passou de 4.655 para 5.212.

A decisão de criar essa faixa exclusiva foi tomada a partir da avaliação do desempenho da motofaixa das avenidas Sumaré/Paulo VI, implantada no final de 2006. Os números comprovam que a motofaixa proporciona mais segurança e conforto para todos os veículos, reduzindo o número de acidentes, tanto para as motocicletas quanto para os carros.

Campanhas Educativas

A conscientização é a principal ferramenta para mudar o comportamento dos motociclistas e, assim, diminuir a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito. Além de campanhas para reduzir o número de acidentes, a CET também desenvolve constantemente cursos e palestras para condutores no próprio Centro de Treinamento e Educação no Trânsito (CETET), entre os quais: direção defensiva para motoristas, pilotagem segura para motociclistas, condutores de motofrete, e curso de segurança para ciclistas. Os cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever por telefone.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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