quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Super Tuner

Eu já havia instalado filtro e ponteiras Screamin Eagle assim que tirei minha Heritage da loja, mas relutei bastante em instalar o Super Tuner, pois nunca tive e nem tenho interesse em correr com minha Harley-Davidson. Se quisesse correr de moto, acredito que o primeiro passo seria trocar para uma esportiva e não tentar "envenenar" uma HD.

No entanto, vários amigos que já tinham instalado o Super Tuner falavam que a moto ficava melhor em todos os aspectos e pude constatar que isso realmente ocorre.

Percebi as seguintes melhorias: a moto esquenta muito menos, a rotação em marcha lenta fica mais baixa, a troca de marchas fica mais longa, a ação do freio motor é diminuída, a potência e o torque aparecem em qualquer rotação.

Isso tudo ocorre por um simples motivo, o Super Tunner remapeia o sistema de injeção, tirando a "coleira" da moto e a deixando muito mais prazerosa ao guiar.

O novo mapa de injeção permite que a marcha lenta seja regulada, para que fique verdadeiramente lenta. O som fica parecido com o das carburadas.

Além disso, o novo sistema autoriza que mais gasolina seja enviada ao motor, ajudando a refrigerá-lo e aumentando a potência e o torque da moto.

Para finalizar, aumenta-se o limite de rotação entre as marchas, permitindo que as mesmas sejam mais esticadas, caso o motociclista necessite em uma ultrapassagem, por exemplo.

A velocidade final também aumenta e a moto chega muito mais fácil à velocidade de cruzeiro (120 Km/h) e com rotação mais baixa, possibilitando até mesmo economia de combustível.

Fiquei muito feliz com o resultado obtido e recomendo a todos.

6 comentários:

Eduardo disse...

Boa noite, o Super Tuner pode ser utilizado somente se eu tiver acessórios screamin' eagle?

Tenho na minha Dyna '08 um filtro de ar K&N e escapes Vance&Hines.

[]'s Eduardo

wolfmann disse...

eu tenho SERT na minha Fat há mais de dois anos, quando terminei o Stage I da HD.

Desse tempo para cá nunca tive problemas e vários amigos aqui no Rio fizeram a opção pelo SERT, vários com a configuração que o Eduardo tem na Dyna e usaram a mesma configuração usada para o Stage I da SE, por tratar-se de um mapa adequado ao filto e escapamento esportivo sem qualquer tipo de problemas.

E uma informação para quem usa o SERT em motores TC 96: é possível, através da programação da ECU com o SERT, desligar o cilindro traseiro como acontece com as Tourings a partir de 2009. Essa ação não traz nenhum prejuízo para os motores ou injeção e melhora muito o conforto no transito pesado.

Raphael Vieira disse...

Wolfmann, primeiramente parabens pelo seu blog e pelo profundo conhecimento no mundo HD. Por um acaso teria conhecimento de alguem em Curitiba que saberia instalar o SERT? Muito Obrigadomes

Leandro R disse...

Wolfmann, sei que estou postando em um post um tanto quanto antigo, mas o assunto é recorrente, sempre.

Então, saberia indicar uma oficina de confiança para Vender e instalar adequadamente, configurar os mapas, etc de um Super Tuner para minha Heritage EFI 2002 aqui em Curitiba/PR.
Forte abraço, Leandro

Leandro R disse...

Wolfmann, sei que estou postando em um post um tanto quanto antigo, mas o assunto é recorrente, sempre.

Então, saberia indicar uma oficina de confiança para Vender e instalar adequadamente, configurar os mapas, etc de um Super Tuner para minha Heritage EFI 2002 aqui em Curitiba/PR.
Forte abraço, Leandro

Antonio Jose Monteiro F do Vale Toninho disse...

Olá amigo, gostaria de saber se há possibilidade de se usar um Super Tuner, já programado para uma moto, em outra. Tem um que usava na mimha antiga moto e queria usar na nova. Obrigado e parabéns pelo blog.