terça-feira, 8 de abril de 2008

Rota 66



Uma estrada é uma estrada e apenas uma estrada? Nem sempre. Algumas têm apelidos, outras fama - boa ou má - mas nenhuma, absolutamente nenhuma é tão famosa quanto a "Route 66". Na verdade a Route 66 é um fantasma, pois não existe mais ou... existe, mas não de verdade. Explicando: na origem, esta famosa estrada ligava a cidade de Los Angeles, no estado da California, à Chicago, no estado de Illinois. Isto significa cortar os Estados Unidos de costa a costa, atravessando o coração da América.
Era a rota dos aventureiros e via de mão dupla, levando esperançosos seres à ensolarada California em busca de tudo: dinheiro, aventura, bom clima e, principalmente, um estilo de vida diferente daquele da fria e industrial Chicago. Quem não se desse bem punha o pé na estrada e voltava. Simples!
Hoje, a Rota 66 não existe mais, ao menos com aquele traçado original. Óbvio que, hoje em dia, há mais de uma estrada que liga Los Angeles a Chicago, mas da 66 original sobraram muitos trechos.
Quando se percorre a Rota 66, ainda está no ar, no asfalto e na paisagem um pouco de tudo aquilo que tornou a América de hoje algo equivalente ao Império Romano na Antiguidade.
Continuando nesta comparação, a Route 66 equivaleria à Via Appia e, se tivéssemos ido a Roma, seria no mínimo adequado escolher uma biga no melhor estilo Ben-Hur para percorrê-la. Já na Route 66, o melhor a escolher é uma Harley-Davidson, talvez o maior dos símbolos americanos, depois da águia, da bandeira "star & stripes", de John Wayne e do Big Mac.
Normalmente, a viagem inicia-se em Los Angeles, partindo-se em direção a Barstow (distante cerca de 290 km), nesta altura já se percorre trechos da Route 66 original em áreas urbanas. No primeiro dia, costuma-se visitar uma cidade-fantasma, Calico, além do famoso bar Bagdad Cafe, que serviu de cenário ao filme homônimo.
De Barstow, segue-se com destino à cidade de Laughlin, atravessando o deserto de Mojave e cruzando a fronteira entre a California e o estado de Nevada.
As paradas para abastecimento devem ser previamente calculadas, pois não há nada nos trechos de deserto a não ser enormes mansões plantadas no meio do nada (USA é USA). Outra sugestão é agir como os americanos do norte (lá eles não encostam no que não é deles), evitando assim confusões desnecessárias. Em outras palavras: não suba para tirar foto em nenhuma moto além da sua.
Depois de Laughlin, passa-se por Oatman, Kingman, Williams (momento em que se desvia um pouco da rota para fazer uma visita obrigatória ao Grand Canyon) e, ao final Las Vegas.
O que dizer mais? Se a idéia for rodar num lugar diferente, cheio de histórias e com preços razoáveis, nada melhor do que trilhar a Rota.

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